Translate

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Campbell, Filhos E Enxoval


        Há um equívoco gutural nas primeiras impressões.
É uma conclusão que arremata várias outras situações, mas, em particular, uma sempre chama a atenção: já reparou na reação que as pessoas têm diante de uma afirmação como “eu não quero ter filhos” ou “não pretendo me casar”?
Os músculos faciais se rebelam contra a tentativa de parecer normal diante de tais pressupostos, e o espírito de avó do século XIX faz murchar a cara como quem chupa  um limão.
A abstração espectadora permite a ingestão desse determinismo moral que está encravada numa mediocracia que decidiu que o código de conduta do bom cidadão, da boa moça e mulher digna é casar-se, ter filhos sem saber para quê tê-los; sem querer sabê-los.
Pasme, você, que com 13 anos de idade já tinha um enxoval completo todo bordado em “ponto cruz”: as pessoas amam. Ainda que não tenham filhos nem oficializem uma união dessas que os torna reféns não de um laço espiritual, mas jurídico, elas amam sim!
Não é preciso ser capaz de colocar outras vidas no mundo para se ter sentimentos tão belos quanto os “shakespeareanos”. Muito menos são precisas duas  assinaturas  num papel condecorado de demagogias ilusórias que ultrajam de vida toda uma lua de mel em Paris.
Conviver com o fato de que opta-se pela liberdade até por cima do cadáver da tradição é difícil até pra quem usa calça “jeans” e tênis da moda. Fácil é aceitar o fato de que “vampiros se apaixonam por seres humanos e de que lobos são quentes e valentes.”
Condenar a opção por uma união (ou não) livre de toda pressão tradicional ou a abdicação da responsabilidade de ter um filho ortogado pelo egoísmo ambiental que é a perpetuação da espécie, é medo. Medo de ser julgado pelos mesmos parâmetros pelos quais você julga. Medo de provar do amargo do próprio veneno.
Pasme, você, que tem 3 filhos, 1 hérnia e pouco tempo: finais felizes precedem frustrações.
Pasme, você, que com 20 anos de casado assinou uma vez só o “certificado de conclusão de curso”: amar, se aprende amando.

Sarah Nadim de Lazari
#2012




terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Utopia do Possível


       John Lennon sonhou com a paz mundial; Martin Luther King, com a igualdade entre negros e brancos; Hitler, com a pureza da raça ariana; Cazuza, com uma ideologia; uma bailarina gorda sonha com mil saltos mortais; minha mãe sonha com um netinho e meu pai com meu sucesso profissional; até Baleia sonhava com um mundo cheio de preás. Ferreira Gullar acertou: “o sonho é popular”.
À partir do momento em que se passa a recorrer o porquê de se sonhar, e deixa-se de lado as considerações feitas diante das coisas com as quais se sonha, sobressalta-se: por que sonhamos?
Os mais otimistas sugerem que sonhar é um estímulo, uma incitação à realização de tal sonho. Os pessimistas fazem do sonho um aval para evitar esforços, para distar cada vez mais do potencial de realização de qualquer ideal. O saudosista faz do passado um sonho antigo, uma hipótese limitada pelo tempo. O violeiro que toca em frente sonha porque nunca quer parar de caminhar. Os vestibulandos usam do sonho porque é o trunfo mais sustentável para a persistência.
O onírico não é ilícito, mas corrompe tanto quanto a poesia. Ilude a gregos e troianos, porque é uma chance. Ser possibilidade não exclui do roteiro uma das facetas da vida que pode ser o fracasso, mas alimenta o vício da fé. Fé naquilo que é alcançável, mas esquiva do medo de que seja impossível.
Vertentes do bem ou do mal, da riqueza ou da simplicidade, do individualismo ou do bem comum, do dogmatismo ou do cepticismo, tanto faz. Sonhos? Julgue-os como possíveis, saboreie-os como impossíveis, mas acorde assim que a realidade lhe apontar um tiro “à queima roupa”; desperte quando a utopia do possível engolir tal realidade; tenha sonhos capazes de sacudir o mundo. 
“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só”. Raul Seixas de novo? Use-o como subterfúgio do individual nocivo, afinal, é por isso que o sonho é popular, não?
Sarah Nadim de Lazari
#2011

Covardia Alegórica


        Sabe do que eu tenho medo? De covardia. Morro de medo de quando as pessoas fogem dos riscos, das dificuldades e optam pelo caminho mais curto. Medo porque é por aí que moram as maiores monstruosidades com as quais podemos nos deparar no futuro.
Ali está o Arrependimento. Bicho peçonhento. Tem origem na tentação, na simplificação das coisas, na esquiva dos males, na fuga dos problemas, e na bendita covardia. É que quando surge uma oportunidade de burlar as intempéries do acaso, ainda que através de meios nada éticos, Fulano vai lá e pronto: “supera” o problema. Acontece que problema que é problema, não brinca de esconde-esconde com o destino, e invariavelmente, na sua sagacidade feroz de achar o caminho de volta pra casa, retoma seu interlocutor com um afinco de saudade e vingança por ter sido enganado, e vem correndo pela areia da praia, cabelos ao vento e vestido de branco . E aí, “pimba”: a lástima; o choro; um nhenhenhém digno de um dramalhão mexicano; uma coita que só por Deus. O danado se arrepende.
No caminho mais curto mora a Injustiça também. Não se percebe que para driblar qualquer pedra no meio do caminho mais longo, a gente toma posse do caminho alheio. Invade-se, quase sempre, um pedaço de terra carpido, adubado quiçá e desocupado de outrem. Aí, se você é mais forte, tem um sobrenome bonito, ou uma conta gorda no banco, tudo bem, mas se for um Ninguém, ladrão de galinha, ou Zé Ruela, mirrado, vai se danar. A vida sempre cobra de quem não tem com o que pagar.
A covardia finge que manipula o Tempo também. O medo de envelhecer ou de morrer faz correr atrás de uma aparência jovial, ou de uma pseudo-saúde comprada, manipulada na farmácia da esquina, ou adquirida em um canal de televendas.  Quando for covarde o suficiente pra temer o espelho, quando as rugas soarem como sinais de um tempo que passou gratuitamente, ou quando a fantasia de possuir o mesmo corpo quando em tempos de nudez manifestar-se, não tema: orgulhe-se. A indiferença diante da experiência é medo de não ter usufruído de todas as possibilidades.
Morro de medo da Inveja, que é a covardia que o Cicrano tem de elogiar. Custa alegrar-se com a roupa bonita da colega? Qual o problema com o carro novo do vizinho? Vai mesmo procurar todos os dias um novo defeito para o patrão? A inveja que te assombra e corrói por dentro é um câncer na sua auto-estima. Um tumor de três quilos, que lhe aproxima sempre mais do fundo do poço, da depressão, do ópio que talvez seja a solidão.
O Arrependimento, a Injustiça, o Tempo e a Inveja dão medo. São ou já foram medo. Carregam na essência o pé atrás, o oportunismo, uma razão angustiada e cansada de pensar, a privação de prazeres por um juros a ser retirado sabe-se lá em qual vida. Se antes a fé, agora, a certeza do fim. Se antes um futuro, agora, um passado.  Se antes o medo, agora, a dúvida.


Sarah Nadim de Lazari
#2010